Cada Acção gera uma Reacção
Eu nunca pensei viver assim…
Houve uma época da minha vida em que eu estava constantemente a reagir a tudo e todos.
Essa minha reacção/acção, fez-me perder muito mais do que ganhar, porque aquilo que me diziam e eu me sentia atacada, eu reagia. Aquilo que me faziam e me magoava eu devolvia e de preferência a triplicar na dor.
Até que cheguei à conclusão que não só vivia em piloto automático como também vivia em função de terceiros, não no aspecto de depender deles, mas sim de lhes passar a responsabilidade toda, como se eu não tivesse uma quota parte de culpa na equação.
Isto é o que a maioria de nós faz, não tem controlo sobre os seus pensamentos, emoções e sentimentos como forma de se controlar a si própria.
Depois vem aquela história de “conforme plantares assim colherás”, seja para o bom ou para o mau. Cada acção gera uma reacção, e eu reagia sempre, não me dando tempo para parar, analisar e refletir se valia a pena, desperdiçar a minha energia e tempo na situação ou não, e, o que é que a minha reação vai gerar mais tarde!?!… Actualmente prefiro ter paz do que ter razão, por isso, funciono de outra forma. Se a resposta for algo do género: “isto não vai correr bem”, então eu simplesmente decido não ir por esse caminho. Ou, como contornar esta situação para o bem supremo de todos os envolvidos? Se for uma situação boa para todos então sim avanço.
Viver numa bola de neve pode ser uma armadilha fatal, levando a uma possível rotura com quem te relacionas. A acção do outro fez-me reagir, mas para o outro foi acção, à qual de seguida reage este, e assim sempre o mesmo círculo repetitivo sem fim.
Por vezes quanto mais atiramos achas na fogueira, mais esta cresce, e depois estranhamos estarmos metidos numa alhada daquelas.
Devemos Parar, analisar, refletir, deixar de estar em piloto automático constantemente, isso treina-se com o tempo. Ter controlo sobre nós próprios é a única coisa que podemos fazer, porque não podemos mudar ou controlar os outros, apenas a nós mesmos. Essa sim é da nossa inteira responsabilidade, e muitas vezes, as coisas correm mal, apenas por uma questão de perspectiva diferente da nossa (é o que faz o nosso Ego. Mas isto fica matéria para um próximo artigo).
Deixa Brilhar o Amor que há em ti!
Biju Biju,
A tua Terapeuta e Mentora Motivacional,
Vanda Roberto.
Cada Acção gera uma Reacção Read More »