O Veneno Digital tóxico,
que Consumimos Diariamente.
Face Oculta das redes sociais
Raramente paramos para pensar: estamos a nutrir as nossas mentes ou a envenená-las lentamente?
As redes sociais, outrora celebradas como pontes de conexão, transformaram-se em arenas tóxicas onde a validação instantânea se tornou a nova droga do século XXI…
A busca incessante pelo prazer imediato.
Mas e se eu te dissesse, que cada pessoa que segues, cada grupo onde pertences, cada comentário que fazes, é potencialmente uma dose de veneno para a tua autoestima e amor-próprio?
É que infelizmente, o digital não é a vida real, no entanto, permitimo-nos ser invadidos por ele, e na maioria dos casos, nem questionamos, se o que estamos a consumir é benéfico ou prejudicial, verdadeiro ou falso, se ajuda ou destrói, impulsiona e impacta ou é crítica e julgamento social?
Compreendes onde quero chegar? Tudo isto, se utilizado da forma errada intoxica-te, não passando de distrações visuais, quando poderias dedicar esse tempo a cultivares-te e desenvolveres-te de forma muito mais benéfica e proveitosa.
O Paradoxo da Conexão Desconectada
Estamos mais “conectados” do que nunca, mas será mesmo?
A toxicidade nas redes sociais não é apenas sobre cyberbullying ou comentários maldosos. É sobre a ilusão de intimidade, falsa conexão, falsas relações. Aquela comparação constante que fazemos com A, B ou C; a busca incessante por uma perfeição que não existe.
- – Quantas vezes sentiste inveja, ao ver a “vida perfeita” de um estranho ou até de um mero conhecido online?
- – Quantas são as vezes, que perdes o teu precioso tempo, em bate-bocas on-line, só para provares o teu ponto de vista e teres a razão do teu lado, por meio dos comentários, a favor ou contra?
- – Quantas vezes dás por ti, a vasculhar a vida dos Exs e chegas à conclusão que a Ex, és Tu?
- – Em quantos grupos, estás inserido actualmente?
Pior que tudo, é a pseudoconsciência, moral e social que vagueia nestes meios, pois tem sempre de haver alguém, com a necessidade não só de mostrar, como também de brilhar o génio que há em si, movido de achismos, opiniões e cheios de razão.
Desintoxicação Digital: Uma Utopia Necessária
E se, por um momento, ousássemos desconectar? Não por um dia ou uma semana, mas como um estilo de vida. Imagina redescobrir o prazer de uma conversa cara a cara, sem a necessidade de documentar cada momento para validação online.
A toxicidade nas redes sociais não é inevitável, mas é uma escolha. Nossa escolha. Cada scroll, cada post, cada comentário, aquilo que te permites, ver, assistir, seguir, é uma decisão. As redes sociais deviam vir com aviso como as bebidas alcoólicas, neste caso seria – Usar com moderação!
Estás disposta a fazer escolhas diferentes? Ou continuarás a beber o veneno digital, fingindo que é o elixir da vida moderna, enquanto o absorves no conforto do teu sofá, Intoxicando-te, cada dia um pouco mais!?
A próxima vez que pegares no telélé, pergunte-te:
- Se isso te está a nutrir, ensinar, fazer evoluir ou pelo contrário a envenenar, intoxicar, regredir, stressar?
Aceita a minha sugestão, e afasta-te de tudo o que seja, bate-bocas, comentários em que tens que levar a melhor, porque a tua razão tem de prevalecer, ou postar à espera de ser mais amado, admirado por isso. Faz a experiência nem que seja durante uma semana, e diz-me como te sentes no final da mesma!?!
Ainda que trabalhe com redes sociais, nada bate um bom livro que alimenta o meu intelecto e o meu ser, e ainda me faz viajar para outros universos e mergulhar no melhor da minha imaginação e criatividade.
Queiramos ou não, é o mundo digital, não é vida real – e esta é a verdade nua e crua, por trás disto – Tenho dito.
Se achas-te este conteúdo relevante, convido-te a seguir-me, comigo é sobre desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e os relacionamentos da tua vida – Consome com moderação 😘
https://www.instagram.com/vandaroberto.terapeuta
biju